Conheça o Sítio Pera d'água
Traçando Rotas! / Passeios, Gastronomia, Lazer 27/12/2023

Agricultura biodinâmica, alimentação saudável, saúde e bem-estar

O Sítio Pêra d'Água, localizado na cidade de Campo Limpo Paulista (SP) que comemora seu centenário em 2024, é uma unidade agrícola familiar de princípio orgânico e biodinâmico que abriu suas portas para trabalhar com educação, produção artesanal e agroturismo sustentável.


O Sítio Pêra d'Água tem como base os princípios da agricultura orgânica e do manejo agrícola sustentável que se utiliza de técnicas como compostagem, adubação verde e rotação de culturas, para desenvolver um trabalho diversificado, integrado e auto sustentável, enquanto promove palestras e eventos culturais para disseminar esses ideais e visão de vida.


A ideia de tornar o sítio uma unidade agrícola ativa, nasceu da vontade de José Luiz Milani de colocar em prática os conceitos apresentados no livro Fundamentos da Agricultura Biodinâmica no sítio da família.


A partir dessa vontade, nasceu o Sítio Pêra d'Água como instituição, que contando com a iniciativa de José Luiz Milani e de sua esposa Maria Fernanda Ribeiro, ambos médicos com conhecimento ampliado em Antroposófica, e com a parceria de Rafael Tenório (agricultor), Olivia Ferraz (editoração), Carlos Duran (agricultor), Silvia Duran (agricultora e parabotânica) e Matheus Mariano (professor e cozinheiro), começaram as atividades agrícolas e culturais voltadas ao público.


Sítio Pêra d'Água e a Biodinâmica

A agricultura biodinâmica é um método de manejo agrícola de princípio orgânico, que tem a proposta de cultivar segundo uma utilização racional dos produtos químicos, sem uso de herbicidas sintéticos, que tem como princípio o plantio e a colheita sintonizada com os ritmos e ciclos cósmicos, como por exemplos os ciclos lunares, as estações do ano e assim por diante.


Utilizando-se de um calendário biodinâmico e do antigo conhecimento de povos originários, buscamos uma sintonia com os ritmos lunares e estelares, para desenvolver diversos procedimentos agrícolas e escolher o momento mais adequado para realizá-los. O Sítio também se vale da visão antroposófica acima na elaboração e aplicação dos preparados biodinâmicos, como forma máxima de biofertilizante. Desta forma, podemos agregar propriedades sutis ao cultivo das plantas, como aroma, cor, sabor, durabilidade e também qualidades nutricionais potencializadas.


Acima de tudo, a agricultura biodinâmica produz alimentos mais saudáveis e naturais, o que contribui para o bem-estar e saúde do agricultor e dos consumidores, além de preservar o meio ambiente trazendo vida nova para a terra.


Oficinas, vivências e jornadas

Periodicamente, o Sítio Pêra d'Água promove cursos e eventos para ampliar o conhecimento nos temas da agricultura, da saúde e do autoconhecimento. Dentre as atividades recorrentes, temos um estudo de plantas medicinais, um estudo de ética e virtude, as festas antroposóficas e a realização dos preparados biodinâmicos.


Produção de Orgânicos e Artesanais

Além disso, em parceria com as empresas Pé no Chão Orgânicos e O Fermentarista, o Sítio Pêra d'Água oferece alimentos naturais, artesanais, assim como alimentos fermentados. Dentre eles, a kombucha, as conservas de legumes, chás naturais, pães artesanais, entre outras receitas produzidas de forma artesanal e natural no sítio.

Fique atualizado!

receba em seu e-mail ofertas e promoções


Rua João Pessoa, 189, loja 05, Centro, Jarinu - SP (Junto com a Holland Confeitaria e Cafeteria)

Desenvolvido por rotadoprodutor.com.br