Jarinu: Festa da Colheita 2023
Traçando Rotas! / Feiras/Expo/Bazar 06/11/2023

Celebre a cultura caipira e agrícola na 1º Festa da Colheita de Jarinu

Ao longo da história o termo caipira sempre carregou um estigma pejorativo e certa noção de atraso. Este pensamento, felizmente, está em plena transformação. A valorização da cultura do interior vem reciclando sua importância, principalmente pós pandemia do Covid-19, onde a restrição imposta no período apresentou a importância de uma vida com maior qualidade.


Seguindo a tendência, que demonstra não ser apenas uma retomada, mas uma cultura que é resgatada, a cidade de Jarinu traz sua Primeira Festa da Colheita 2023, um evento que celebra a cultura caipira e agrícola do interior.


Com feira de produtores, gastronômica, rodas de conversa, programação artística e atividades infantis, a Festa da Colheita acontece de 10 a 12 de novembro, na Praça da Matriz de Jarinu, com entrada gratuita.

O evento promove uma releitura das tradicionais festas de frutas realizadas outrora no município e tão populares na região, mas com uma perspectiva mais ampla." A ideia é exaltar toda a diversidade da agricultura e produção local de Jarinu, que também inclui queijos e outros laticínios, pães, vinhos, licores, cachaças e cervejas artesanais, doces e uma variedade de hortifruti", explica Renata Cabrera, Secretária de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura. Segundo ela, o propósito deste encontro, ainda, é incentivar o pequeno produtor local, desenvolver a economia criativa da cidade e resgatar a cultura alimentar tradicional da região, baseada em ingredientes que os portugueses aprenderam a consumir com os indígenas, como por exemplo, o milho.


Você encontrará muita diversidade

Em 3 dias, haverá feira de frutas, verduras, legumes, flores e artesanatos produzidos em Jarinu e uma praça de alimentação com diversas comidas para comer na hora, como pratos, sanduíches, sobremesas e bebidas, como cervejas artesanais e vinhos. Além disso, a programação reúne múltiplas linguagens culturais, como música, teatro, oficinas, roda de conversa, exposição fotográfica e atividades infantis.


Durante o festival, será possível provar produções gastronômicas locais, como cervejas artesanais, doces com produtos frescos, o tradicional Frango Frito com Polenta e o Nhoque, que sempre estiveram presentes no Revelando SP, e levar para casa produtos artesanais, como méis de abelhas nativas, pães, doces e geleias. Além disso, a tenda Comida e Cultura do Interior será um espaço de experiências gastronômicas, com aulas de culinária, e de trocas de conhecimento sobre a produção de alimentos, turismo rural e o impacto das nossas escolhas alimentares.

Programação

A programação começará na sexta-feira, com a oficina "O uso de PANCs locais para uma alimentação mais saudável, criativa e diversa", com a nutricionista e pesquisadora sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) e fermentação natural, Neide Rigo.


A partir das 19h, a abertura oficial será seguida do show do duo Música de interior, de Aniela Rovani e Rafael Cardoso, que buscam despertar o olhar para as belezas musicais do interior, em especial, as do interior de nós mesmos.


No sábado, a programação vai das 10h da manhã às 23h e, no domingo, das 10h às 17h.


Veja a programação completa no site da Prefeitura de Jarinu


Sobre Jarinu

A cerca de 70 km da capital do estado, Jarinu é uma cidade pequena, com características interioranas, hospitaleira e acolhedora. Com expressiva vocação econômica para a cultura agrícola, o município faz parte da região turística do Circuito das Frutas, além de abrigar a já tradicional Festa do Morango de Atibaia e Jarinu que, em 2023, comemorou sua 39ª edição. Com cerca de metade de seu território constituído por áreas rurais, a produção de Jarinu destaca-se pelo cultivo das frutas, sobretudo o morango, mas também uva, pêssego, pitaya e atemoias, que são exportadas para vários países. Nos últimos anos, têm se destacado como rota do cicloturismo devido a suas paisagens exuberantes e posição estratégica em relação a importantes rodovias.


Jarinu: Festa da Colheita

Dias 10,11 e 12 de novembro

Sexta-feira: das 19h às 23h

Sábado: das 10h às 23h

Domingo: das 10h às 16h


Local: Praça N. Sra do Carmo - Centro


Classificação indicativa: livre

Entrada gratuita

Local acessível para pessoas com deficiência e de mobilidade reduzida


O evento será realizado com apoio institucional da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo e da APAA.


Acompanhe todas novidades e atualizações pelo canal oficial do evento: Viva Jarinu ( @vivajarinu)

Informações cedidas pela secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Fique atualizado!

receba em seu e-mail ofertas e promoções


Rua João Pessoa, 189, loja 05, Centro, Jarinu - SP (Junto com a Holland Confeitaria e Cafeteria)

Desenvolvido por rotadoprodutor.com.br